segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Resenha introdução livro: Redes de computadores 4ª edição - Andrew S. Tanenbaum

Este trabalho visa abordar o surgimento de rede de comunicação entre computadores, diante da necessidade da troca de informações entre as pessoas.

Diante do grande avanço tecnológico mundial ocorrido nas últimas décadas, torna-se necessário cada vez mais à troca de informações de forma a acrescer o nosso conhecimento, surgindo assim à necessidade do compartilhamento destas informações através de novos canais de comunicação. Surgi então, uma rede de computadores interligados facilitando a distribuição das informações e o seu acesso, além de vários outros recursos como Internet, na qual os usuários conseguem se comunicar com outras pessoas simultaneamente pelos bate-papos, consultar e efetuar transações financeiras, realizar compras dentre várias outras finalidades e o correio eletrônico que consiste na troca de mensagens de uma pessoa para outra.

A necessidade da tecnologia é tanta, que mesmo não estando conectado a uma rede física, fez-se surgi às redes sem fio, onde o usuário porta o seu equipamento e consegue se conectar normalmente a rede através de rádio, satélite e outros dispositivos. As redes são classificadas como Redes Locais, caracterizado pelo seu tamanho reduzido e conectando-se com os demais equipamentos de um determinado local. Redes Metropolitanas que possuem abrangência de uma cidade. Redes Geograficamente Distribuídas que cobre a área de um país ou território maior. Inter-redes que conecta milhares de sub-redes a uma rede mais ampla, denominada de Internet.

A comunicação entre os computadores se dá através da arquitetura de rede, na qual o protocolo segue uma hierarquia para que a informação percorra todo seu caminho. Os modelos mais comuns de arquitetura são o OSI e TCP/IP, que se baseiam em pilhas de protocolos.

Dentre os vários tipos de redes existentes, destaca-se como sendo a mais utilizada por todos, a Internet, que na verdade não é uma rede específica, mas sim, um conjunto de milhares de sub-redes conectadas que oferecem um determinado tipo de serviço. A Internet surgiu a partir de um projeto, durante a guerra fria, onde o EUA pretendia criar uma rede de comunicação que fosse capaz de resistir a uma guerra nuclear, este projeto foi denominado de Arpanet. Outros tipos de redes como a ATM usado para tráfego de dados por linhas telefônicas em longas distâncias e Ethernet que consiste numa tecnologia para a conexão de redes locais.

Para que todos os computadores consigam se conectarem a rede, foi criada uma padronização que permite a comunicação entre diferentes computadores.

O autor Andrew Tanenbaum, aborda de forma bem detalhada os vários aspectos referentes à rede de computadores, desde o seu início através da história, até a tecnologia mais avançada na área da comunicação de dados, portanto, concordo com os temas evidenciados pelo autor, pois a riqueza dos detalhes mostra que até um leigo em redes consegue entender bem o seu funcionamento aumentando a sua área de conhecimento em tecnologia da informação.

Cláudio Rogério - RA: 320872-9

Nenhum comentário: