terça-feira, 23 de outubro de 2007

Resenha - Rafael Gadelha

Rafael Gadelha de Menezes.
RA: 325384-8.

Resenha: Redes de Computadores - Tradução da 4ª edição americana, por: Tanenbaum, Andrew S, São Paulo, 2003; Editora Campus , 4°vol. Introdução, CAPÍTULO 1/P. 1 de 145.

Os séculos passados foram divididos em três grandes fases: a fase da revolução industrial, a fase da máquina a vapor e a última e atual fase da informação.

Um dos atributos mais úteis na era da informação é a rede de computadores, pois ela possibilita a interligação de pessoas em diferentes pontos do planeta que podem trocar informações quase que instantaneamente. Essas informações trocadas geram várias aplicabilidades no mundo atual, como por exemplo podemos citar: aplicações comerciais,intercontinentais, domésticas, coorporativas entre outras. As redes compõem-se basicamente de duas partes, a física que é hardware e a lógica que é o software, a parte física serve para transportar os dados e informações de um ponto até outro e a parte lógica serve para controlar e organizar o fluxo de informações trafegadas na rede, pois caso contrário, ocorreria um caos de dados trocados e perdidos que não fariam o menor sentido estando isolados, contudo, a parte física possui várias formas cabo coaxial, fibra óptica, satélite, infravermelho, Bluetooth entre outros menos conhecidos, cada qual com seus pontos positivos e negativos e a parte lógica agrega alguns softwares de controle, ajuste e transformação de interface de controle denominados protocolos.

As redes são divididas em três tipos: LAN (rede local), MAN (rede metropolitana), WAN (rede continental) e INTER-REDES (ligação de 2 ou mais redes), cada qual com suas características próprias, tecnologias, velocidades e evoluções. Hoje em dia as redes mais conhecidas e utilizadas são a internet, as redes ATM, a ethernet e a LAN sem fio IEEE 802.11.

A internet na verdade é uma inter-rede, isto é, ela liga várias redes diferentes, além disso, é uma derivação da arpanet, que foi inicialmente um projeto militar dos EUA com a finalidade de manter trocas de informações mesmo que algumas de suas unidades de distribuição fossem distribuídas, ela teve sua origem durante a guerra fria entre EUA e URSS e inicialmente foi financiada pelos EUA, posteriormente com a pacificação mundial tomou cunho comercial, social, cultural etc. e passou a ser administrada e financiada por vários países e grupos de interesses mundiais. A rede ATM é usada na telefonia para tráfego de grandes distancias. A ethernet é basicamente a famosa intranet das organizações e as LAN(s) sem fio com capacidade de tráfego aceitável só estão se desenvolvendo agora nos dias atuais.

Para que haja uma comunicação eficaz se faz necessárias padronizações de alguns processos e hoje em escala mundial organizações como ITU-T, ISO, IEEE, e IAB são as responsáveis pelas padronizações mundiais.

Particularmente, concordo com o autor quando o mesmo cita a era da informação como sendo o nosso grande momento de desenvolvimento humano nos dias atuais, porém gostaria de levar em consideração o grande momento político e cultural mundial que atravessamos por causa da globalização da informação, pois a mesma informação que nos ajuda a compreender e negociar melhor nossos interesses, nos leva a julgar e tomar posições radicais em determinados assuntos de interesse mundial. Gostaria de ponderar também que em nenhum momento do capítulo o autor não citou os malefícios que as redes podem gerar futuramente.





Nenhum comentário: