segunda-feira, 15 de outubro de 2007

RESENHA SOBRE A INTRODUÇÃO DO LIVRO REDES DE COMPUTADORES

Livro: Redes de Computadores. Elsevier, 2003

Autor: Andrew S. Tanenbaum

No livro redes de computadores o autor, descreve que para existir uma rede precisa-se de dois ou mais computadores e outros dispositivos ligados entre si e compartilhando dados, impressoras, trocando mensagens, e também pode estar conectado um grande número de computadores separados, mas interconectados por uma única tecnologia.

Antes das redes de computadores, a comunicação entre máquinas calculadoras e computadores antigos era realizada por pessoas através do carregamento de instruções entre eles no qual era trabalhoso e consumia um bom tempo.

Existem redes em muitos tamanhos, modelos e formas e as tecnologias necessárias para a conexão e comunicação através e entre elas continuam a comandar as indústrias de hadware de computador, software e periféricos. Essa expansão é espelhada pelo crescimento nos números e tipo de usuários de redes desde o pesquisador até o usuário domestico.

Na década de 1990 a comunicação se modernizou e essa explosão nas comunicações não teria sido possível sem o avanço das redes de computadores, podemos citar como exemplo o e-mail a videoconferência etc.

As redes podem ser classificadas segundo a sua arquitetura de:

-Arcnet (protocolo de local), foi o primeiro sistema de redes largamente disponível para microcomputadores.

-Ethernet, é usado na interconexão para redes locais e ela define cabeamento e sinais elétricos para a camada física.

-Token Ring, é um protocolo de redes que opera na camada física e de enlace do modelo OSI.

-FDDI, abrange o nível físico e de ligação de dados.

-RDSI, usa o sistema telefônico comum.

-Frame Relay, é uma eficiente tecnologia de comunicação de dados.

-ATM, é uma arquitetura de redes de alta velocidade orientada a conexão e baseada na comutação de pacotes de dados.

-X25, conjunto de protocolos padronizados PELAITU-T para redes de longa distância e que usam o sistema telegráfico ou ISDN como meio de transmissão.

-DSL, conjunto de tecnologias que fornecem um meio de transmissão digital de dados, aproveitando a própria rede de telefonia.

No livro o autor menciona as redes quanto a sua extensão geográfica dividida em quatro que são:

-LAN (Local Área Network), são redes utilizadas na intercomunicação de equipamentos processadores com a finalidade de troca de dados.

-MAN (Metropolitan Área Network), é uma rede de comunicação que abrange uma cidade.

-WAN (Wide Área Network), é uma rede que abrange uma grande área geográfica, como um país ou continente.

-CAN (Campus Área Network), é uma rede que usa ligação entre computadores localizados em áreas de edifícios ou prédios.

Mas existem outras como SAN, PAN, RAN, com outras finalidades.

As redes sem fios, também chamadas rede Wireless refere-se a um agrupamento de computadores em redes, interligados sem o uso de cabos, mas sim através de ondas de rádio ou outras formas de ondas eletromagnéticas. As redes sem fio podem ser divididas em três categorias:

1. Interconexão de sistemas

2. Lans sem fio

3. Wans sem fio.

O protocolo é um conjunto de informações ou dados que passam por um preparo para serem repassados a outros programas, as duas importantes arquiteturas de redes são o modelo OSI e o modelo TCP/IP. O modelo OSI tem sete camadas hierárquicas assim distribuídas o nível físico, enlace de dados, rede, de transporte, sessão, apresentação, aplicação. E o modelo TCP/IP tem cinco camadas distribuídas em físico, enlace, redes, transporte e aplicação. As camadas podem oferecer dois tipos diferentes de serviços que são orientados a conexão e serviço sem conexão, porem o modelo OSI ou TCP/IP não são perfeitos.

As redes de computadores vieram para facilitar as vidas das pessoas em vários sentidos, mas ao mesmo tempo junto trouxeram problemas como os comportamentos anti-sociais e criminosos, a internet, por exemplo, considerada a redes das redes nos facilita encontrar informações que às vezes não corretas, e não confiáveis. Algumas pessoas inescrupulosas através da internet capturam informações para fazer transações irregulares, como desfalque em contas bancárias, clonagem de cartões de créditos, roubos de informações sigilosas. O livro redes de computadores é muito bom, mas devido a sua edição ter sido no ano de 2003, já contem algumas informações desatualizadas em alguns aspectos.

José Marcos Ferreira
Mat. 324901-8


Nenhum comentário: